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CooperQuintas trata de custos e formação do preço de venda

 

O consultor Reinaldo Lunelli foi o convidado da CooperQuintas realizada neste dia 29 de julho. Ele falou sobre a importância dos empresários e gestores analisarem de forma estratégica os custos e a formação do preço de venda de seus serviços e produtos.

“Percebemos que muitos gestores desconhecem o que impacta seu preço e acabam se orientando pelo preço praticado pela concorrência, o que é equívoco”, destacou. Para ele, este é um dos grandes desafios dos profissionais de contabilidade: o de atuar de forma mais próxima ao cliente para conhecer a dor dos empresários, dentre as quais, ganha destaque a formação do preço de venda.

Dificuldades ao precificar

Lunelli comentou que muita dificuldade neste sentido vem do desconhecimento sobre o que é preço e o que é valor. “Preço é o que o cliente está disposto a pagar. Já o valor, muitas vezes, é inestimável”, disse. “Preço é o que se paga, valor é o que se leva”, acrescentou.

O desconhecimento sobre a estrutura da operação, a relação das formas de custeio, os custos reais do produto, o equilíbrio, são fatores que também impactam na formação do preço. A partir do momento em que se olha para estes itens, a concorrência passa a não ser o único que impacta na precificação.

“Diante disso, são três pontos principais os balizadores na hora da formação do preço: a estrutura, a demanda e a concorrência”, salienta Lunelli. E, além destes itens, alguns fatores intangíveis também podem influenciar no valor final, como é o caso de produtos ou serviços diferenciados para públicos mais específicos.

Outro fator decisivo é o ponto de equilíbrio, que considera as receitas necessárias para que o custo se equivalha a zero e para entender a partir de que ponto a empresa sai do prejuízo. “Outro parâmetro é a margem de segurança, que trata do percentual de volume de atividade que a empresa pratica para além do ponto de equilíbrio”, comenta Lunelli.

“Entre tudo, vejo que a maior dificuldade está em conhecer a estrutura de custos e despesas”, destaca o consultor. “O empresário acaba focando em vender e esquece de olhar para o custo e, neste caminho, tem todo o custo de uma estrutura variável que influencia diretamente no lucro”, fala.

E, quanto ao método e modelo, o especialista destaca que cada empresa possui particularidades e o profissional contábil pode atuar como um excelente consultor auxiliando-o na estruturação do seu preço. “Muitos não conhecem seus custos e os que conhecem, não sabem o que fazer com os números”, comentou Lunelli.

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