Skip to content

2ª Conexão CooperCont é sucesso no Paraná

Evento reuniu mais de 130 pessoas em Matinhos, no litoral do Paraná, para compartilhar experiências, apresentar novidades da área e falar das tendências da contabilidade

Mais de 130 pessoas estiveram reunidas para a 2ª edição da Conexão CooperCont, evento realizado pela primeira cooperativa de contadores do Brasil. O encontro ocorreu no último dia 14 de outubro, no Caiobá Praia Hotel, em Matinhos, no litoral do Paraná.

De acordo com o presidente executivo, Mauro Kalinke, a programação foi feita por cooperados e para cooperados. “O evento surpreendeu com a troca de experiências sobre diferentes realidades de empresas e entidades do setor. Além disso, pela primeira vez, reunimos as maiores lideranças contábeis do Estado do Paraná para um movimento de despertar da contabilidade cooperativo. Confirmamos que todos estão dispostos a colocar o profissional da contabilidade em outro patamar”, afirmou Kalinke.

O presidente do Conselho de Administração da CooperCont, Laudelino Jochem, que também é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) enalteceu a participação dos cooperados. “Ao invés de palestrantes profissionais, trouxemos os próprios empresários para falar da realidade de suas empresas e isso fez toda a diferença. É um evento feito dentro de casa, com a experiência de nossos cooperados e as soluções de nossos parceiros”, destacou.

“Estamos muito satisfeitos com a participação ativa destes empresários e profissionais que trouxeram suas equipes com a disposição de implantar inovações em suas empresas. Esse é o genuíno movimento do cooperativismo”, comentou o diretor de Administração e Finanças da cooperativa, Michel Gulin Melhem.

Entre os mais de 135 inscritos, prestigiaram o evento: a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, o IPMCONT, Ana Claudia Serrato Krüger; o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar, Paulino José de Oliveira; o presidente do SESCAP-LONDRINA, Euclides Nandes Correia; o presidente do SESCAP-CAMPOS GERAIS, Rubens Gomes; e o presidente do SESCAP-PARANÁ, Michel Vitor Alves Lopes.

O presidente do Sicontiba Juarez Tadeu Morona; o presidente do Sincolpar, Elisandro Henrique Leonardi; o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR e administrador Regional do Cajuru em Curitiba, Narciso Doro Junior; o diretor geral do CRCPR, Gerson Macedo e o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Carlin; diretores de Sescaps, diretores de sindicatos de Contabilistas também estiveram presentes.

Cases de cooperados

A programação foi dividida em blocos. O primeiro painel contemplou a apresentação de cases de empresas de cooperados e foi mediado pelo diretor Michel Gulin Melhem.

O cooperado Huribi Alexandrina, da Huribi Contadores Associados, empresa de Garopaba, em Santa Catarina, apresentou o case: A Implantação da ISO 30.401 (Gestão do Conhecimento) e ISO 9.001 (Gestão da Qualidade) em um escritório de contabilidade. Rosângela Bueno de Godoi, da RBG Contábil, de Curitiba, apresentou seu case sobre o Ponto Cego no Empreendedorismo Contábil. Rogério Carvalho, da Officer Contabilidade, de Curitiba, compartilhou a experiência de sua empresa com o case: Fusões, Aquisições e Consolidação do Mercado Contábil.

Tânia Dobrowolski, da Marmo Contábil, de Curitiba, se apresentou com: A experiência do teletrabalho, que levou a empresa a adotar o sistema de trabalho remoto à sua equipe. E, por fim, o gerente da Bonsenhor Contabilidade, de Paranaguá, Jean Marcell, apresentou o case da empresa: Remuneração variável e indicadores de produtividade.

O diretor de tecnologia da TEC.BR, Adriano Kurosawa, também participou do evento e explicou aos cooperados os detalhes sobre o braço tecnológico da cooperativa. “A TEC.BR é o ‘BPO da T.I.’ das empresas contábeis. Atendemos às demandas, pesquisamos soluções e homologamos as parcerias com condições exclusivas aos cooperados”, explicou.

Painel dos SESCAPs

A CooperCont ainda reuniu os três presidentes dos sindicatos de empresas contábeis do Paraná – Sescap’s – em um painel que discutiu a competitividade das empresas contábeis, mediado pelo cooperado Jaime Junior Silva Cardozo.

O presidente do SESCAP-Campos Gerais, Rubens Gomes, falou sobre a busca do conhecimento que deve ser constante ao profissional da contabilidade. “O conhecimento adquirido é questão de sobrevivência”, destacou Gomes.

O presidente do SESCAP-Londrina, Euclides Nandes Correia, falou sobre as oportunidades geradas em meio à transformação digital.  “A tecnologia proporciona que o contador olhe seu negócio e as empresas de seus clientes com mais atenção, de forma mais gerencial e estratégica. É preciso utilizá-la a nosso favor”, comentou.

E o presidente do SESCAP-PR, Michel Vitor Alves Lopes, falou sobre Pessoas, Inovação e Tendências. Ao apresentar as principais transformações tecnológicas do setor contábil, o líder provocou os empresários presentes sobre a nova forma de pensar. “Não podemos parar de inovar, de pensar além do óbvio. Precisamos criar novas experiências para nossos clientes e também para nossos colaboradores. É preciso automatizar e integrar processos e sistemas para ter um relacionamento mais personalizado e mais tecnológico”, ponderou Lopes.

Mulheres empreendedoras

Com uma presença feminina expressiva, a 2ª Conexão CooperCont teve um painel exclusivo para elas. Com o tema “Mulheres empreendedoras da área contábil”, o debate foi mediado pela cooperada Elisete de Carvalho.

Na ocasião, a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCPR, Rosemery Hayashi, contou um pouco da sua trajetória na área contábil e destacou que “ser mulher exige esforços ainda maiores em uma área que ainda é predominantemente masculina”.

A Integrante da Comissão Nacional da Mulher Contabilista, Eva Schran, também compartilhou sua vivência na área contábil e sua experiência à frente de cargos de destaque. “Com um trabalho incansável e que já gerou frutos, com a inclusão da mulher em papéis de destaque, ainda vejo que o grande desafio é a maior inserção da mulher contabilista na política e na sociedade”, descreveu.

Além de comentar sobre seu trabalho à frente de uma entidade feminina, a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, o IPMCONT, Ana Claudia Serrato Krüger, compartilhou importantes mudanças que estão feitas em sua empresa e que serviram de motivação para os participantes, como a aceleração da transformação digital, a digitalização dos processos internos e a implantação do teletrabalho.

Representantes da ONG Atitude na Cabeça, que realiza um trabalho com mulheres e crianças com câncer, estiveram no evento para divulgar as ações do mês e da campanha Outubro Rosa.

Painel Interativo

O encerramento do evento foi em grande estilo. Com a participação ativa das mais de 130 pessoas, a CooperCont realizou um painel interativo para discutir o futuro da contabilidade nos próximos 10 aos e as soluções que a cooperativa pode oferecer para subsidiar ainda mais este processo. O painel foi liderado pelo presidente Laudelino Jochem e teve a participação do presidente Mauro Kalinke e do cooperado Danilo Grani.

Diferentes grupos responderam a questões que indagaram sobre os novos modelos de empresas contábeis e as competências e habilidades exigidas para gestores e colaboradores em 2032. “É uma forma de interação entre pessoas de diferentes empresas que agrega na visão e nas soluções ofertadas pela cooperativa. O resultado foi muito positivo e integrará um artigo que será publicado pela CooperCont na sequência”, anunciou Laudelino Jochem.

Espaço de negócios

Além dos painéis, os participantes puderam interagir no “Espaço e Negócios” com os parceiros e patrocinadores do evento. Todos dispõem de parcerias que garantem condições exclusivas aos cooperados da CooperCont.

São eles: patrocinadores ouro: EXACTUS SOFTWARE e LEGGADO LEGALIZAÇÃO EMPRESARIAL e patrocinadores prata: FAIR VALUE, MELHEM TAX, IP SOLUTION,  DESCOMPLICONT, EXACT CLOUD e CORPLIFE.

Os patrocinadores subsidiaram a inscrição de todos os cooperados e suas equipes, o que garantiu mais uma edição gratuita aos sócios CooperCont.

3ª Conexão CooperCont

E a terceira edição da Conexão CooperCont já tem local definido: será no Estado de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo cooperado Huribi Alexandrina, que fez o convite à diretoria, e foi prontamente aceito pelos participantes do evento. Uma comissão organizadora já foi criada e está definindo a data e o local definitivo do encontro.

Ainda não é cooperado?

Entre em contato pelo e-mail: contato@coopercont.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (41) 99171-6714 e faça parte da primeira cooperativa de contadores do Brasil.

Clique na imagem para acessar